Cloud Computing: Certificação quente vai te levar para as nuvens!

29 ago
Com a alta complexidade do ambiente computacional das nuvens do futuro, serão precisos muito mais que simplesmente nuvens para que essa nova arquitetura vingue de verdade, assumindo sistemas de alta complexidade e criticidade: é aí que entram os profissionais de TI, altamente capacitados, certificados pelo fabricante, os verdadeiros responsáveis por manter as nuvens literalmente no ar.

Dando sequência ao assunto,  e tal como é fato que a virtualização é cada vez mais real nos datacenters espalhados pelo mundo, o programa de certificação profissional da VMware vem ao encontro das necessidades de profissionais de TI, fornecedores e clientes que sonham com a realidade das nuvens computacionais.

A VMware domina o mercado mundial quando o assunto é virtualização, de desktop a servidores da mesma forma que a Coca-Cola o mundo dos refrigerantes. Domina nada mais nada menos que mais de 80% do mercado de virtualização. Não é a toa que sua previsão de aumento de aproximadamente 500% na procura por treinamentos em virtualização de 2007 para cá vem se cumprindo…

Segundo a Person VUE, o programa de certificação da VMware é o que mais cresce comparado aos demais programas de certificação em TI.

Mas como é esse programa de certificação?

Segundo o próprio site da VMWare, o programa de certificação foi projetado para diversas posições, como administradores de sistemas, arquitetos de infraestrutura, operadores e gerentes que queiram expandir seus conhecimentos sobre o assunto.


Para se tornar um VMware Certified Professional , que é a certifcação inicial para avançar na carreira, você deve:

…participar de um curso presencial, podendo escolher entre “Install and Configure”,  “Deploy, Secure and Analyze”; ou “Fast Track”, ganhar experiência com o produto, e por fim se certificar através de um centro de testes autorizado.

Após isso, você pode progredir para a certificação Top da VMWare, o que vai lhe exigir um esforço considerável mas recompensador a longo prazo, e então se certificar como:

VMware Certified Design Expert (VCDX)

…é uma certificação avançada, desenvolvida para arquitetos que implementam VMware em ambientes corporativos. Para se conseguir essa certificação, há 3 requisitos a serem cumpridos:

  • Ser certificado em VMware Certified Professional (VCP)
  • Deve passar no exame VMware Enterprise Administration Exam
  • Deve passar no exame VMware Design.
  • E para dificultar mais um pouco, o candidato deve submeter, apresentar e defender um plano de design e implementação.

Somente a título de visualização, veja a projeção salarial para o especialista em virtualização comparado com as demais certificações (fonte: ServerVirtualizationBlogs). Embora a abrangência seja o mercado americano, dá para se ter uma idéia da demanda:


A demanda será inevitável por aqui, porém a concorrencia será por consultores especializados e experientes (e claro, evitando aqueles erros primários que muitos consultores ainda cometem), então quanto mais cedo você correr, melhor!Você pode se inscrever para treinamentos  on-line ao vivo ou o formato Flex (no horário que você desejar, em seu próprio ritmo) no próprio site da VMware ou ainda participar de treinamentos presenciais aqui no Brasil mesmo, e quando se sentir preparado, pode agendar seu exame na Person Vue e tirar o seu canudo.

Acesse a página onde estudar e tenha acesso a mais recursos. Você acredita que a Microsoft se tornará um concorrente sério ao reinado do VMware no mundo virtualizado através do Hyper-v?

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: